Mensagem do Presidente do R.I.
Barry Bassin
Presidente RI 2018-19

Imagine se pudéssemos tirar uma foto registrando todo o trabalho que o Rotary faz em determinado dia. Ninguém - exceto rotarianos - acreditaria que uma única organização fosse capaz de realizar tanto. Nessa foto, você veria voluntários dedicados trabalhando para erradicar a pólio, estabelecendo microempréstimos, fornecendo água potável, orientando jovens e outras inúmeras ações.

Podemos fazer tudo isso devido ao nosso alcance geográfico e o fato de que nossos clubes são formados por pessoas engajadas em suas comunidades. Ao fazer parte da comunidade, você conhece as necessidades, tem os contatos e pode agir imediatamente. É por isso que todos os associados do Rotary devem representar a diversidade de sua cidade.

Fizemos grandes progressos nesse aspecto. No Egito, na Indonésia e no Quênia, as mulheres representam quase 50% do quadro associativo do Rotary. Também estamos ampliando a diversidade da faixa etária em nossos clubes. Em cada uma das nossas comunidades, jovens profissionais estão procurando oportunidades para contribuir com seus talentos, retribuir à sociedade e aprender com mentores. Vamos compartilhar com eles o que o Rotary é. O kit para engajamento de jovens profissionais no Rotary.org tem um plano de ação para ajudá-los a alcançar jovens líderes e alumni em sua área.

Outro recurso que pode nos ajudar a ter melhor representatividade em nossas comunidades – um recurso que é global como nós, e que tem 250 mil associados notáveis e já compartilha nossos valores de serviço e liderança - é o Rotaract. Os rotaractianos são nossos parceiros: junte-se a eles em projetos, peça-lhes que falem em seus eventos e convide-os a participar do seu clube. Rotaractianos dedicados em todo o mundo estão se tornando associados do Rotary e até mesmo iniciando novos Rotary Clubs, ao mesmo tempo em que permanecem no Rotaract.

O mundo precisa do Rotary, e o Rotary precisa de clubes sólidos e associados engajados para continuar a fazer o bem em escala cada vez maior. É nossa responsabilidade garantir que todas as pessoas que demonstram interesse em se juntar à nossa organização sejam convidadas a se associar. Acesse o nosso site e use a ferramenta on-line para indicar candidatos à associação, que ajuda pessoas interessadas em ingressar no Rotary a se conectar a um clube que se adeque a elas. Vamos garantir que todos os associados tenham motivos para permanecer nos clubes. Ao construir clubes sólidos que se engajem em projetos significativos e se divertem durante o processo, nós fornecemos valores aos nossos associados que eles não podem encontrar em nenhum outro lugar.

Não vamos manter a história do Rotary somente entre nós. Convidem para se juntar a nós líderes de todas as idades - homens e mulheres – que estejam procurando uma maneira de retribuir às suas comunidades. Sejam a Inspiração em sua comunidade e ajudem o Rotary a continuar fazendo o bem no mundo.

Barry Bassin
Presidente do Rotary International, 2018-19

Copyright © - Mundo Rotário Brasileiro - Todos direitos reservados.